Brasília--:--:--
Dólar—
Euro—
Tempo—
Impostômetro 2026 R$ — ACSP
Manchetes
PublicidadeO Giro no seu celularReceba as principais notícias no WhatsAppEntre no nosso canal e fique sabendo antes de todo mundo.Entrar no canal
Política

Flávio aciona Justiça contra chefe da PF por apuração anunciada em dia de votação

Campanha do PL pede investigação sobre Andrei Rodrigues e questiona por que a PF tornou pública, no dia do 1º turno, uma apuração arquivada três dias depois.

Flávio aciona Justiça contra chefe da PF por apuração anunciada em dia de votação
Foto: Agência Senado / Attribution (Flávio Bolsonaro)

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) levou a briga para dentro da Justiça Eleitoral. Neste domingo, 11 de outubro, apresentou uma notícia-crime contra o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Os advogados pedem que se investigue se a estrutura da PF foi usada em benefício político durante o primeiro turno da eleição presidencial.

O alvo é uma declaração feita no próprio dia da votação, 4 de outubro, quando milhões de brasileiros ainda estavam diante das urnas.

A fala que a campanha quer ver explicada

Em entrevista coletiva naquele domingo, Andrei afirmou que a PF recebera uma representação da Advocacia-Geral da União. O documento sugeria apurar uma possível interferência estrangeira nas eleições brasileiras. Segundo ele, o material estava sob análise da Diretoria de Inteligência, e ainda não havia inquérito formalmente instaurado.

Para a defesa de Flávio, divulgar a existência dessa apuração em plena votação teve repercussão política e ajudou a alimentar uma narrativa desfavorável à candidatura do PL. Os advogados argumentam que a estrutura da Polícia Federal não pode ser usada para beneficiar ou prejudicar candidato durante a eleição.

Arquivada em três dias

O argumento mais forte da campanha está no calendário. Em 7 de outubro, três dias depois da entrevista, a PF arquivou o procedimento. O motivo: não havia indícios mínimos para abrir um inquérito criminal sobre interferência estrangeira.

A pergunta da defesa é direta: por que anunciar publicamente, no dia da eleição, uma apuração que não tinha base suficiente nem para virar inquérito?

De onde saiu a história

A controvérsia nasceu nos últimos dias de setembro. Uma reportagem do jornal britânico The Guardian mencionou discussões nos Estados Unidos sobre cerca de US$ 1 milhão para um projeto chamado “Countering Lawfare and Censorship in Brazil”, ligado a grupos críticos a decisões do Judiciário brasileiro. A AGU reagiu e enviou representações às autoridades para que fosse analisada uma possível interferência externa.

A defesa de Flávio sustenta que esses documentos não apontavam crime específico, destinatário comprovado dos recursos nem execução concreta de financiamento eleitoral irregular. Segundo ela, o suposto repasse ainda estava em discussão. Depois do primeiro turno, segundo informações divulgadas, o TSE não identificou elementos concretos de interferência efetiva, e a PGR não apontou base suficiente para uma investigação criminal.

O que a campanha pede

A notícia-crime cita dispositivos do Código Eleitoral que proíbem o uso de serviços e estruturas da administração pública em favor de partidos ou candidaturas, entre eles o artigo 377. Os pedidos são específicos:

– reunir documentos da AGU, da PF e da PGR sobre o episódio;
– obter a gravação completa da coletiva de 4 de outubro;
– colher o depoimento de Andrei Rodrigues sobre por que tornou pública a apuração preliminar.

A campanha também quer que a investigação não fique sob a responsabilidade direta da própria PF, já que o diretor-geral é o alvo. A defesa propõe que o Ministério Público Eleitoral conduza ou supervisione o caso, para evitar conflito institucional.

Os advogados ainda ligam o episódio a declarações de integrantes do governo Lula no mesmo período. Para eles, a hipótese de interferência norte-americana foi explorada politicamente e ganhou peso institucional com a manifestação da PF.

O que ainda não está provado

Há um limite importante. Não existe decisão judicial reconhecendo que Andrei tenha agido com intenção eleitoral ou para beneficiar o PT. A notícia-crime apenas submete essa hipótese à Justiça. O arquivamento, sozinho, também não prova irregularidade, já que apurações preliminares podem terminar por falta de elementos. A questão levantada pela campanha é outra: se era adequado divulgar a apuração no dia da votação.

O caso se soma a uma sequência de disputas levadas aos tribunais pelas duas campanhas. Flávio e Lula têm recorrido ao TSE contra conteúdos em redes sociais, impulsionamentos e alegações de desinformação.

E agora?

A Justiça Eleitoral terá de decidir se há elementos para abrir investigação, requisitar os documentos e ouvir o diretor-geral da PF. Até lá, as acusações seguem como alegações da campanha de Flávio. O que está confirmado é a entrevista de 4 de outubro e o arquivamento de 7 de outubro. O que falta responder é se a divulgação ultrapassou a comunicação institucional e teve consequência eleitoral relevante.

Análise do Giro

Mais do que o resultado jurídico, o episódio levanta uma pergunta legítima que o eleitor merece ver respondida: por que uma apuração sem inquérito e sem indícios mínimos veio a público justamente no dia da votação? Ao pedir que o caso seja examinado pelo Ministério Público Eleitoral, e não pela própria PF, a campanha de Flávio exerce um direito democrático e cobra transparência de quem tem poder de Estado. Cabe agora às instituições responder com documentos e provas, não com silêncio.

Com informações de QPO Geral.

Leia também